Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A cidade de Itacoatiara recebe entre os dias 21 e 23 de outubro a quarta edição do Selica Ifam Cita – Seminário da Licenciatura em Ciências Agrárias. A iniciativa é promovida pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e financiada pela Fapeam, através do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).
O evento se destaca por unir educação, ciência e inclusão, ao levar experimentos e atividades interativas a comunidades onde o acesso ao conhecimento científico é limitado. Este ano, o Selica marca um novo passo ao realizar parte da sua programação em uma escola indígena, na Terra Indígena Rio Urubu, na Comunidade São José II.
“A gente vai até os estudantes com ações práticas, não só para popularizar a ciência, mas também para contribuir com a formação dos licenciandos em Ciências Agrárias, fortalecendo a presença do IFAM na realidade local”, explica a pesquisadora Kaline Ziemniczak.
Além da escola indígena, outra unidade rural – a Escola Municipal Professora Raimunda Auzier Moreira, no Ramal do Muirapucuzinho – também receberá o evento no dia 23. Já nos dias 21 e 22, as atividades acontecem no campus do IFAM em Itacoatiara, com a presença de alunos das escolas estaduais Maria Ivone de Araújo Leite e Berezith Nascimento da Silva.
O apoio financeiro da Fapeam permite não apenas a realização do seminário, mas também a aquisição de materiais pedagógicos e científicos acessíveis, como kits de física e química e microscópios de baixo custo, que tornam as aulas mais práticas e conectadas à realidade do estudante.
“O objetivo é promover uma troca de experiências, saberes e divulgação de conhecimentos relacionados às pesquisas da licenciatura em Ciências Agrárias, além de estimular reflexões sobre temas como sustentabilidade e os impactos ambientais”, detalha Kaline.
O POP CT&I, programa por meio do qual o Selica é viabilizado, busca fomentar eventos científicos em municípios do interior do Amazonas. A proposta é aproximar a ciência da população e incentivar vocações científicas em jovens estudantes.
A agenda completa de eventos apoiados pela Fapeam no segundo semestre está disponível em: Programação Fapeam
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Acervo da coordenadora da pesquisa, Kaline Ziemniczak